quinta-feira, 7 de junho de 2012

A IGREJA QUE COMUNICA NA SOCIEDADE DA MÍDIA

É tarefa da Pastoral da Comunicação ir além da manutenção de um informativo, de redes sociais e de rádio onde isso for possível. Cabe também à Pastoral da Comunicação fazer reflexões e possibilitar que toda a comunidade possa ter uma visão crítica diante desses meios.


Apesar da televisão ser o veículo de comunicação presente em todas as casas, usada por entretenimento através de suas novelas, programas de auditórios e futebol, não podemos negar que as redes sociais da internet se faz cada vez mais presente. O facebook tem sido a droga lícita do mundo atual, interferindo na juventude e sobretudo na adolescência.

Reconhecemos os benefícios da Internet, e é através dela, que mesmo não indo a procissão de Corpus Crhisti hoje, por questões pessoais, já vi como foi a celebração em nossa cidade e mais cedo apreciei os tapetes de Conceição de Ipanema. Mas a sociedade midiática. Eis aí a reflexão de João Batista Libânio, teólogo jesuíta.

A Palavra de Deus deve ficar. Não pode ser deletada. A Palavra de Deus deve levar as pessoas para a comunidade, encontro afetivo e efetivo com Deus na pessoa do irmão e da irmã que ali também busca em nós essa face do mesmo Deus. De um Deus que se expressa na acolhida, no sorriso, na gentileza do lugar cedido, na paciência que existe na fila da comunhão. E aí a Igreja ajuda a combater a sociedade midiática através da manutenção, fortalecimento e criação de novas comunidades intermediantes entre o homem e Deus presente no próximo.
Leia o artigo de Libânio em: http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.php?artId=2814

Nenhum comentário:

Postar um comentário