domingo, 18 de abril de 2021

REL’ATOS DOS PEJOTEIROS: JÚLIO MARIA VIEIRA

GRUPO ALICERCE 

Seguimos com nossa série de entrevista como pejoteiras e pejoteiros aqui no MUTUM PASTORAL Temos nesta segunda postagem a contribuição de Júlio Maria Vieira.

 
Hoje morando em Petrolina-PE. Como padre,  Júlio esteve na Congregação Sacramentinos de Nossa Senhora e na Diocese de Petrolina-PE.
 
Relembrando sua participação no grupo Alicerce e nas encenações de Semana Santa, em especial as da Paixão de Cristo.
 
Júlio na coordenação do Alicerce

MP: Quando e como você participou da PJ?

JÚLIO: Não me lembro exatamente quando iniciei, mas tenho certeza que no ano de 1990 eu estava participando da PJ, como membro e coordenador do Grupo Alicerce. Guardo em meus arquivos três fotos daquele ano: duas fotos da encenação da Semana Santa, de quando eu participava do referido Grupo, e uma foto do aniversário do mesmo grupo, em uma fala minha, como coordenador. Lembro que encenamos a Semana Santa por pelo menos dois anos, e antes de disso eu já participava do Grupo. Portanto, creio que participei durante uns três anos, sendo 1988, 1989, 1990 e início de 1991, quando saí em fevereiro, para ingressar no seminário dos Missionários Sacramentinos de Nossa senhora, em Manhumirim.
 

MP: Cite alguma atividade pastoral que te marcou?

JÚLIO: Algumas atividades do Grupo Alicerce e da PJ como um todo me marcaram naqueles anos. Primeiramente lembro que éramos motivados a levar conteúdo de reflexão-formação a todas as comunidades da Paróquia. E havia na época um tipo de “coordenação geral” da juventude, na paróquia, chamada AJOCAM, se não me falhe a memória significa Associação dos jovens católicos de Mutum, grupo que tinha representação de todos os grupos da paróquia e organizava a programação anual da PJ paroquial. Mas como atividade pastoral principal do tempo que participei da AJOCAM, lembro como destaque a preocupação com a formação dos membros dos grupos de jovens. Formação através de conteúdo de reflexão sobre a participação na igreja e na sociedade.
Outra atividade pastoral que me marcou foi a preocupação dos membros dos grupos de jovens daquela época, em ajudar às famílias carentes. Lembro de duas ações que periodicamente se realizava em relação a essas famílias: arrecadação e distribuição de alimentos, e também mutirão de pequenas reformas na casa de famílias carentes.
 

MP: Quais as principais dificuldades de um pejoteiro em sua época?

"Encenação da
Paixão de Cristo"
JÚLIO: Em relação ao apoio paroquial não havia nenhuma dificuldade para os participantes da PJ. Um dos grandes desafios era fazer com que a juventude católica como um todo, percebesse a importância da participação ativa na igreja e na sociedade, como cristãos engajados e jovens transformadores da sociedade. Outro desafio daquela época, e ainda hoje, é a administração do tempo, por parte de quem se dispõem a participar das atividades da PJ, sem que a família, por exemplo, seja a mais prejudicada. Administrar o tempo entre estudo, trabalho, família e pastoral é um desafio sempre presente, nos exigindo criatividade e persistência, para que não distanciemos de nenhum desses seguimentos, todos importantíssimos para nossa vida.


 
MP: Como eram os encontros?
JÚLIO: Os encontros dos grupos eram semanais, o encontro da coordenação paroquial era mensal, e havia também alguns encontros ao longo do ano, nos setores (grupos de comunidades) da paróquia, além do Dia nacional da Juventude (DNJ), realizado uma vez por ano.


 
MP: Em que a PJ contribuiu para a sua formação humana?
JÚLIO: A PJ contribuiu para a minha formação humana porque os conteúdos que ela refletia eram basicamente sobre o relacionamento entre as pessoas e  participação na igreja e na sociedade. Isso me levou, inclusive, a interessar por uma temática que até hoje faz parte de meus estudos pessoais, que é a relação fé e vida, fé e política. Penso como essencial no cotidiano das pessoas que seguem Jesus, a reflexão sobre fé, política e cidadania. É o que procuro fazer, em meus estudos, daquela época até hoje.
 

MP: Qual tema você mais gostou de refletir e qual reflexão ainda norteia sua vida?
JÚLIO: O tema que mais gostei de refletir, não só na PJ, mas em minha participação na Igreja daquela época, foi a relação íntima que existe entre Fé e Política. E havia essa preocupação, sobretudo entre os Missionários Sacramentinos, que trabalharam na paróquia, na época em que participei da comunidade católica mutuense.
 
 
 

ESPAÇO ABERTO: 

"Aproveito o espaço para agradecer a você Cláudio e a outras pessoas envolvidas com esse projeto, agradecer por essa iniciativa de fazer esse levantamento de parte da história das atividades da PJ mutuense."


LEIA NOSSA PRIMEIRA POSTAGEM: 

DIVINO PEDRO DE OLIVEIRA 

 

 

Um comentário:

  1. Lembro do grupo. Eu não fazia parte porque pertencia ao JNOSG da comunidade de Nossa Senhora das Graças, mas estávamos sempre em contato e participando de muitos encontros juntos. Como era bom!

    ResponderExcluir