sábado, 10 de abril de 2021

REL'ATOS DOS PEJOTEIROS: DIVINO PEDRO DE OLIVEIRA

Iniciamos esta série de entrevista na intenção de registrar em nosso blog MUTUM PASTORAL a caminhada da Pastoral da Juventude em Mutum-MG. Os depoimentos postados a partir de hoje, e esperamos que tenhamos dezenas, quem sabe mais de uma centena, de jovens que dedicaram parte da sua vida na construção do Reino de Deus a partir do jeito jovem de ser Igreja. Muitos ainda participam ativamente das nossas comunidades e testemunham a fé dentro e fora da Igreja.

Queremos com está empreitada contribuir para que alguém ainda registre a história da evangelização na Paróquia São Manoel de Mutum a partir do recorte da ação de jovens idealistas, mas, sobretudo, de jovens cristãos emprenhando-se na missão que recebermos no batismo.  Iniciamos com Divino Pedro de Oliveira que respondeu gentilmente os nossos questionamentos.

 

Grupo Alicerce fim dos anos 80

MP: Quando e como você participou da PJ?

DIVINO PEDRO: No retorno das atividades do grupo Alicerce, por volta de 1986/87. Ocupei o cargo de coordenador do grupo.

 

MP: Cite alguma atividade pastoral que te marcou?

DIVINO PEDRO: Tenho pra mim que foi bom ter sido um dos participantes da formação da AJOCAM (Associação dos Jovens Católicos de Mutum). Penso que, se ela, AJOCAM tivesse o apoio necessário, talvez muitas mudanças pra melhor, poderiam ter ocorrido no município ou até a nível de forania.

 

DIVINO PEDRO: Quais as principais dificuldades de um pejoteiro em sua época?

DP: Trabalhar a cabeça de alguns colegas, a necessidade de transformar em ação, os apelos sociais que eram refletidos nas reuniões dos grupos.

 

MP: Como eram os encontros?

DIVINO PEDRO: A utopia de uma transformação social, com o protagonismo da juventude. Entramos a década (80) com período ditatorial e tivemos ainda já quase no final da década, a promulgação de nossa CONSTITUIÇÃO CIDADÃ. Não poderia ser diferente, as mudanças da época, nos exigia uma postura mais 'pé no chão'       

 

MP: Em que a PJ contribuiu para a sua formação humana?

DIVINO PEDRO: Muito e em todas elas.

 

MP: Qual tema você mais gostou de refletir e qual reflexão ainda norteia sua vida?

DIVINO PEDRO: A grande contradição entre a pessoa se  " autodefinir seguidor de Cristo    e não praticar o cristianismo".


NOTA DO BLOG: Seguiremos dentro do possível recolhendo relatos dos pejoteiros de Mutum para prosseguir com o nosso Rel'Atos Pejoteiros



PRÓXIMO RELATO:

JÚLIO MARIA VIEIRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário